Eram meados dos anos 90s quando passava nos monitores de algum aeroporto
do mundo a apresentação do Trifoiler Hobiecat.com
de Greg Kitermann .
Uma maquina fantástica sem lugar a dúvidas, que, navega,
voa e corre como nem - uma outra na água,... comecei a pensar
e sonhar...ali mesmo.
Depois daquele dia tudo veio a mudar na minha vida, um novo sonho,
outra meta.
Procurei mais informação pela internet, e achei o
próprio site www.hobiecat.com/ trifoiler , muito completo
e com a informação necessária como pra dizer,
que, algum dia vou voar num deles, alimentando assim o meu sonho
ainda mais.
Comecei a verificar dentro dos materiais existentes na oficina de
cenografias e em minha casa, para me aliviar com gastos de peças
e afins. Com duas asas deltas comigo que serviriam de muito no futuro
já que: duas velas de pano duplo são hoje, as velas
que estão funcionando; e a tecer vela ou central, é
meio pano da asa delta do pano simples ; todos os canos da estrutura
, canos de alumínio de tempero 6, dito canos de aviação,
com dois diâmetros diferentes, e cabos de aço de tensores,
tudo delas é que começa a reciclagem, de uma embarcação,
um tanto ousada.
Vendo que a iniciativa, foi grande, e a certeza de que a embarcação
vai atingir os resultados esperados, ADRIAN irmão, decide
financiar o projeto, e assim começa a construção
do que é hoje , é o primeiro trifoiler del sur.
Foi comprado um kayak, espumas para entalhar os cascos laterais,
fibra de vidro, resina, e materiais necessários. No mesmo
momento o Sr. Angel velho amigo, solidário fornece o espaço
na Oficina de Fibra e Pintura no Iate Clube, para a primeira parte
da construção, que é a mais engorrosa e pesada,
o casco mãe, cascos laterais, hidrofólios e leme,
toda a parte de fibra de vidro, e como se fosse um estagio, permaneci
durante vários meses trabalhando no Iate Clube.
Logo começada a construção, um presente foi
muito bem recebido, uma caixa com vários metros quadrados
de kevlar, que terminaria usando, grande parte, nos hidrofólios,
leme, e cascos laterais, bem-vindo e obrigado Joaquim do Iate Clube.
Finalizada essa parte, se trasladam as peças a sua própria
residência, passando assim a outra etapa, a montagem, peças
de aço inox, parafusos, comandos, cabos, roldanas, velas,
etc.
Nesta parte entra outro colaborador e amigo Jose de Leon, serralheiro,
colaborou na soldagem de peças, furos nas peças de
aço e outros.
Muitas coisas a serem feitas, pensadas, sejam copiadas ou... tem
que resolver, pergunte, procure, se informe, ...quer voar por cima
da água a 35 milhas por hora, ?
Minha Mãe, Dna. BLANCA outra parceira e companheira colabora
constantemente, até me segurando os mastros nas montagens,
perguntando, indagando das coisas, do funcionamento, é sempre
bem-vinda.
Algum tempo depois fica pronta a embarcação, para
algumas provas, de flutuação, comandos, etc.
Na prova foi notória varias carências, e começam
a serem feitas modificações.
Novos testes obrigam a que deva resolver se também, a popa,
deixando assim a posição do passageiro muito mais
radical, já que ele navega agora, completamente exposto e
não dentro do cokpit, como em todas as outras embarcações.
Novamente ao mar, começamos a correr, e ele
é muito rápido ; devem de ser trocados parafusos e
ate fabricar peças muito mas resistentes já que a
mais velocidade, resulta em mais força, pressão tudo
se multiplica. Os hidrofólios são complicados por
estarem maiores aos normais, então cortamos, logo de quebrá-los
é lógico, navegando.
Esse dia sai de trimará, e o vento estava muito forte e tivemos
uma batida numas pedras, quebrando cabos de aço da proa,
que já calculava não teriam a resistência desejada.
Graças a Deus, tudo o que tem acontecido por aqui, não
tem tido maiores riscos. Quem tem
sofrido as mudanças e o trifoiler, constantemente.
Depois de ter trocado todos os cabos de aço principais, a
embarcação esta novamente, de acordo ao básico
para navegar.
Pequenos movimentos, folgas nas peças, face com que a evolução
não seja a esperada. È tudo regulagem, ângulos
de ataque, tensão de cabos, ajuste de peças, velas,
etc. Estamos velejando para aprimorar o trifoiler para você.
Para fazer possível as velejadas e demais testes, existem
outras pessoas que acompanham o projeto alem das já mencionadas.
- Arthur mineiro, co-piloto , a muito tempo acompanha as velejadas,
montador.
- Fabio Miguel, charrua ,sempre acompanhando, parceiro.
- Daniel, www.suldailha.com.br , quem faz possível estarmos
na rede mundial.
- Gloria Fernandes , se projetando junto com nos, financeira.