Início arrow Praias e Localidades arrow Parque Lagoa do Peri
Advertisement
Parque Lagoa do Peri
A Lagoa do Peri é um dos atrativos paisagísticos situados no Sul da Ilha. Sua ocupação originou-se a partir da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, núcleo de colonização açoriana, instalado no século XVIII. Iniciou-se em 1997 a construção da sede do Parque, com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, que vai dotá-lo com uma estrutura de apoio à fiscalização para pesquisa e educação ambiental.

Nas porções norte, oeste e sul, a lagoa é margeada por encostas com alturas médias de 300 metros, cobertas por densa Floresta Atlântica. À leste é separada do Oceano Atlântico por uma restinga coberta por vegetação característica desse tipo de formação. À leste é separada do Oceano Atlântico por uma restinga coberta por vegetação característica desse tipo de formação.

O Parque do Peri está zoneado em três áreas distintas, a saber:
reserva biológica (destinada exclusivamente à preservação, nas encostas norte e oeste), paisagem cultural (encosta sul) e área verde de lazer (restinga). Atualmente, a sede do Parque está ocupando provisoriamente uma área pertencente à Sociedade Literária Padre Antônio Vieira e desempenha atividades de orientação quanto às trilhas do local, além de promover atividades de educação ambiental.

Os habitantes do Sertão do Peri (na divisa entre os Distritos do Pântano do Sul e do Ribeirão da Ilha), nas cercanias da Lagoa, vivem extremamente isolados e desenvolvendo atividades rurais, a nível de subsistência. A instalação muito tardia da energia elétrica no Sertão do Peri contribuiu para manter as características tradicionais da comunidade nativa. Destacaram-se na agricultura, pelas práticas artesanais da produção de farinha de mandioca em engenhos movidos, até bem pouco tempo, por tração animal ou roda d'água e alambiques para a produção de aguardente de cana. Olaria, caminho antigo pavimentado por escravos, além das típicas habitações rurais de arquitetura simples, com influência da colonização portuguesa, são heranças ainda presentes no local.

Dados catalogados:
- Unidade de conservação de 2.030 ha.
- Bacia hidrográficade: 20,3 km2
- Área da lagoa: 5,2 km2
- Profundidade máxima: 11 metros*
- O canal sangradouro que deságua suas águas no mar, na altura da praia da Armação.

* Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está cerca de 3 metros acima do nível do mar (IPUF, 1978). Assim, sendo sua água totalmente doce e Peri destaca-se por ser o maior manancial de água potável da Ilha.

Image
Sr. Quinzinho
Dicas do Sr. Quinzinho:
Ô, mô filho...
Dá uma espiada na trilha que leva até a cachoeira...
Óia também o pôr-do-sol neste paraíso...

 

* A equipe responsável pelo Parque, infoma que as churrasqueiras comunitárias foram desativadas a partir de dezembro/2013.
 Maiores informações: Sede do Parque Lagoa do Peri (48) 3237-5660

Não deixe de visita: Visite a galeria de fotos!


Publicações relacionadas:

Lazer popular
Natureza pura
Cachoeiras da Lagoa do Peri
Uma praia de água doce dentro de Florianópolis
A paz irresistível da Lagoa do Peri

* A equipe responsável pelo Parque, infoma que as churrasqueiras comunitárias foram desativadas a partir de dezembro/2013.
Maiores informações: Sede do Parque Lagoa do Peri (48) 3237-5660

 
Publicidade
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Fases da Lua

AGOSTO 2014
Quarto Crescente - 03.
Lua Cheia - 10.
Quarto Minguante - 17.
Lua Nova - 25.

Vocabulário Ilhéu

Arrastar a asa: paquerar.
...veja só o filho do Zeca, tá arrastando as asas pra filha da Joana, isso vai dá cosa...

Publicidade